Como se Livrar da Caspa

A caspa é um problema comum que ocorre no couro cabeludo, o qual se caracteriza pela descamação da pele. Embora não seja um problema grave nem contagioso, a realidade é que pode causar algum embaraço, especialmente quando estamos em eventos sociais, e nem sempre é fácil de tratar.

Todavia, a caspa pode ser controlada. Normalmente, os casos leves de caspa necessitam somente de uma lavagem diária com um champô delicado. Em outros casos, pode ser necessário o recurso a champôs prescritos pelo seu dermatologista.

Como Tratar a Caspa

Causas do Surgimento da Caspa

A pele seca é, geralmente, a maior causa para o surgimento da caspa. Contudo, existem outras causas, como: a pele oleosa, que se caracteriza pelas zonas de pele vermelha, das quais resultam “flocos” de caspa branca ou amarela; a falta de lavagem regular do seu cabelo também pode causar a caspa, pois fomenta a acumulação de óleos com células de pele e daí resultando a caspa; a sensibilidade a certos produtos, bem como determinadas condições da pele com0 o eczema e a psoríase são também factores que causam a eclosão da caspa.

Como se Livrar da Caspa

Como já referi, a caspa geralmente pode ser controlada, todavia o seu tratamento pode requerer alguma dose de persistência. Em condições normais, a higiene capilar cuidada, através da lavagem diária do cabelo com um champô suave ajuda a reduzir a oleosidade e acumulação da mesma com células de pele e, consequentemente, ajuda a combater a caspa leve e a prevenir o aparecimento futuro da mesma.

Quando os champôs normais falham, você tem sempre a opção de comprar champôs específicos para caspa numa farmácia perto de si. Contudo, os champôs para a caspa não são todos iguais, pelo que (provavelmente) você irá precisar de ir experimentando até encontrar o champô apropriado para si e que realmente mostra resultados eficientes no seu couro cabeludo. Se você sentir efeitos secundários como comichão, vermelhidão ou sensação de queimadura, pare de utilizar o produto e fale com o seu dermatologista, pois pode ter desenvolvido alguma reacção alérgica, o que necessita de atenção médica.

Os champôs para a caspa podem ser utilizados diariamente até controlar a caspa. Depois, deve-se reduzir a sua aplicação e utilizar somente por duas ou três vezes, durante a semana. Se um determinado champô mostrou inicialmente resultados e depois parece que perdeu eficácia, experimente a interpolar a sua aplicação com outro tipo de champô para a caspa, esta simples alternação pode facultar resultados bastante positivos.

Certifique-se de massagear o champô adequadamente no couro cabeludo e de o deixar no mesmo, durante cerca de cinco minutos, para que os seus ingredientes activos tenham tempo de operar.

Se aplicou regularmente, durante várias semanas, o champô para a caspa no seu cabeludo e continua a ver caspa nos seus ombros, então deve falar com o seu médico/dermatologista, para que este prescreva outro tipo de champô ou outra forma de tratamento mais apropriada para si.



AVISO:Todos os artigos publicados são puramente informativos e não podem ser confundidos com aconselhamento técnico.