Relaxante capilar – O que é e como funciona
O relaxante capilar é um tipo de químico utilizado para alisar o cabelo de forma permanente. Geralmente, é utilizado por mulheres, que querem alisar o seu cabelo naturalmente encaracolado sem terem de recorrer a escovas quentes. Além disso, pode ser também utilizado por mulheres que procuram uma forma de ter o cabelo menos espesso ou mais maleável.
Como é que um relaxante capilar funciona?
Os relaxantes químicos trabalham no sentido de suavizar o cabelo e alterar a sua estrutura natural, para uma forma mais lisa.
Apesar do relaxante capilar ser considerado um tipo de tratamento permanente, o cabelo tem de ser retocado, pontualmente. Isto acontece devido a diversos factores, como a celeridade do crescimento capilar. Por exemplo, o crescimento de novo cabelo, pode significar novo cabelo encaracolado ou semelhante, dependendo do cabelo natural. Assim sendo, é necessário aplicar um relaxante ao cabelo que cresce, de modos a que fique homogéneo com o restante. Normalmente, este procedimento pode ser feito após seis a oito semanas, desde a última aplicação de relaxante capilar.
Procuro ajuda profissional ou aplico o relaxante capilar em casa?
Muitas mulheres procuram profissionais, para poderem fazer o relaxamento capilar, no entanto, diversos produtos que podem ser aplicados no conforto da sua casa. O procedimento implica aplicar um creme ou loção no cabelo, para relaxar o mesmo, e deixando atuar durante algum tempo. Durante este tempo, o relaxante capilar irá alterar a estrutura normal do cabelo.
Depois da aplicação do relaxante capilar
Depois de aplicar o relaxante capilar e deixar o mesmo actuar, deve usar um champô neutralizante. Um condicionador hidratante deve ser usado, após a aplicação do champô neutralizante. Isto acontece porque o uso do relaxante capilar muitas vezes retira uma significatica porção dos óleos naturais do cabelo. Deste modo, o condicionador deve ser usado, para restaurar a hidratação capilar, o equilíbrio e o brilho.
Cuidados a ter
Por vezes, os químicos contidos nos relaxantes capilares podem tornar o cabelo seco e propenso a quebrar. Geralmente, isto ocorre quando uma mulher não mantém o seu cabelo devidamente hidratado entre cada sessão de relaxamento capilar. Isto pode também acontecer, quando se descontinua a aplicação do relaxante ou, pelo contrário, quando o relaxante é aplicado novamente no mesmo cabelo que já tinha sido tratado.
É importante que os relaxantes capilares sejam aplicados somente no novo cabelo que cresceu, mas por vezes as pessoas caiem no erro de aplicar em todo o cabelo, o que geralmente acontece quando o relaxante é aplicado em casa.