Saiba como escolher seu shampoo

Se antigamente todo mundo usava o mesmo shampoo, hoje podemos encontrar nas prateleiras os específicos para cabelos lisos, cacheados, secos, mistos, normais, oleosos e por aí vai. Entendemos que shampoo é sinônimo de remover a sujeira, para trazer o brilho, e uma preparação para o cabelo receber o condicionador. As empresas de marketing fazem um trabalho tão bom falando das mil e uma vantagens dos seus produtos que as pessoas na hora de escolher se confundem e acabam quase sempre por escolher pela embalagem, ou melhor, propaganda, ou até mesmo ficando confusas ao ver qual é o correto para seu tipo de cabelo.

Errar na escolha do shampoo pode ser fatal para o tratamento e esse processo de limpeza e condicionamento das madeixas, pois podem deixar o fio opaco e sem vida. Para isso, fizemos esse guia onde você poderá tirar todas as suas dúvidas em relação ao assunto!

o-xampu-shampoo-certo-para-cada-cabelo

Sobre o sal nos fios de cabelo

Os especialistas normalmente recomendam a versão sem sal para poupar as mulheres principalmente as que possuem cabelos quimicamente tratados e que aderiram à moda das progressivas para que os efeitos dos produtos não saiam com tanta facilidade. Já o sal que vem da água do mar, do cloro das piscinas, recomenda-se que faça uma proteção nos fios antes para que as madeixas não percam a sua lubrificação natural, deixando assim o cabelo ressecado.

A necessidade de shampoo para cada tipo de cabelo

Cada cabelo possui uma característica marcante, por isso, é preciso primeiramente entender o seu tipo de cabelo, entender as necessidades dele antes de fazermos uma escolha do tipo de shampoo. Por exemplo:

Cabelos crespos e com frizz: são cabelos muito secos, pois os óleos que são produzidos no couro cabeludo não atingem facilmente o comprimento e as pontas. Por isso, é bom observar a fórmula de shampoos que contenham hidratantes na composição.

Cabelos oleosos: é o tipo de cabelo que não demora muito, ele fica com aparência de sujo, brilhante . Quem tem esse tipo de cabelo, deve fugir de componentes muito hidratantes e escolher um shampoo que sirva para uso diário.

Cabelos mistos: esse tipo de cabelo tem a raiz oleosa e o comprimento seco, e por isso, é o mais complicado na hora de cuidar e escolher os produtos adequados. Recomenda-se o uso de shampoo para cabelo normal, mas concentrando  a lavagem na raiz para tirar o excesso de oleosidade.

Cabelo seco: costuma ter falta de brilho e danificado. Para esse tipo de cabelo, recomenda-se procurar shampoos com componentes hidratantes na fórmula, normalmente que tem ativos de frutas servem para a nutrição dos cabelos e é isso que esse tipo de cabelo necessita.

Cabelos tingidos: esse tipo de cabelo tem que se preocupar com a manutenção da coloração. Por isso, recomenda-se procurar produtos que contenham essa especificação e evitar de qualquer maneira produtos que contenham silicone na composição pois eles tendem a desbotar a cor com maior facilidade.

Cabelos não se acostumam com shampoo!

Essa está entre os maiores mitos populares, o cabelo quando você percebe esse tipo de problema na maioria das vezes é o acúmulo de leave-ins ou máscaras de hidratação. Por isso, é recomendado usar um shampoo anti-resíduos para que a eficácia do produto que vinha sendo usado anteriormente volte a fazer seu real efeito.

Como usar shampoo anti-resíduo?

Esse é um tipo de shampoo que se recomenda cuidado com o uso. Deve ser aplicado nos cabelos uma vez por semana ou a cada quinze dias dependendo das necessidades do seu cabelo. Não é bom usá-lo em excesso pois pode ocasionar o ressecamento dos fios.

Shampoos, anti-queda funcionam?

Se utilizados sozinhos, não. Por isso é bom ir ao dermatologista para que ele te indique qual o melhor tratamento para o caso.

Homens devem procurar shampoos específicos?

Sim! Pois por terem a pele e o couro cabeludo mais oleoso, são muito mais propensos a desenvolverem caspa. Para isso, é bom procurar um shampoo específico para o problema e tem vários no mercado.

Shampoo leitoso X Shampoo transparente

Costuma-se dizer que o shampoo leitoso é mais hidratante que o transparente por causa da sua formulação. O que é recomendado para quem usa shampoo leitoso com maior frequência, é usar pelo menos 1-2 vezes na semana o shampoo transparente para auxiliar na limpeza dos fios.

Dica extra! Colocar shampoo no fundo de um potinho e colocar um pouco de água correspondente a quantidade de shampoo, facilita a maior distribuição do produto, evitando a sua concentração em apenas uma região da cabeça e esfregar apenas na raiz dos cabelos.



AVISO:Todos os artigos publicados são puramente informativos e não podem ser confundidos com aconselhamento técnico.