Selagem Capilar

A selagem capilar é a colocação de um hidratante no cabelo e de um óleo, à sua escolha, apropriado para selar a hidratação do cabelo, para que este mantenha-se hidratado por um período de tempo mais longo. Neste caso, o óleo funciona como uma barreira que segura o hidratante que aplicou no cabelo, daí o termo selagem.

Óleo para Selar o Cabelo

Este é, contudo, um tema que deixa muitas pessoas confusas. Desde a infância, a maior parte de nós fala em cuidados com o cabelo associados somente ao uso de champô e condicionador, enquanto práticas comuns de cuidados capilares. Porém, quando se fala em hidratação do cabelo e em selagem, a maior parte das pessoas fica perdida.

Sabe-se que o cabelo preto é o tipo de cabelo mais seco. Além disso, segundo alguns estudos, a própria estrutura do cabelo faz com que seja difícil que os óleos naturais (sebo) cheguem às raízes do cabelo, contribuindo ainda mais para o problema. O cabelo seco torna-se quebradiço, tornando difícil a tarefa de manter um cabelo comprido. Deste modo, a resolução desse problema permite não só manter, como também ter um cabelo mais comprido.

O maior hidratante que existe, como sabemos, é a água. Contudo, existe um problema associado à água, nomeadamente, a evaporação. O óleo, contudo, permite combater este problema, de modos a conservar a água no cabelo. Este é o princípio em que assenta o hidratação e selagem do cabelo. Você hidrata para prevenir que o cabelo seque e sela para manter a hidratação do cabelo.

Embora seja um conceito relativamente simples, muitas pessoas não estavam (estão) familiarizadas com o mesmo, apesar de ter várias vantagens na saúde e aparência do cabelo, além dos benefícios na manutenção de um cabelo comprido.

Isto ajuda-lhe a compreender a razão porque os hidratantes à base de água são os melhores para hidratar adequadamente os seus cabelos. Com isto, queremos dizer produtos que usem a água como primeiro ou segundo ingrediente, embora primeiro seja sempre melhor.

A selagem de cabelos consiste em aplicar um óleo a seguir ao hidratante, para ajudar a manter os fios devidamente hidratados e os cabelos lubrificados. Existem vários tipos de óleos, mas é sempre preferível usar óleos naturais, em detrimento de óleos preparados para fins comerciais. Escolha um que lhe agrade.

No que concerne à regularidade da aplicação do hidratante e do óleo para selar o cabelo é algo que ainda é alvo de debate. Contudo, no início, é aconselhável hidratar e selar o cabelo pelo menos uma vez por dia. Quando o cabelo estiver saudável e hidratado, pode alternar a aplicação. O objectivo da hidratação e selagem capilar não é fazê-lo, quando os cabelos estiverem secos, mas sim de modos a prevenir que os mesmos sequem e quebrem.



AVISO:Todos os artigos publicados são puramente informativos e não podem ser confundidos com aconselhamento técnico.