Truques e Dicas para o Cabelo

Em matéria de cuidados de cabelo, às vezes são os truques mais pequenos que permitem conseguir os maiores efeitos. Veja a nossa lista de truques e dicas para o cabelo.

Uma vez por mês, limpe a grelha do secador retirando eventuais cabelos presos e passe um algodão com álcool a 90º nas placas alisadoras e ferros de enrolar, para retirar eventuais resíduos de produtos de styling.

Se luta constantemente com os maus jeito da franja, peça ao seu cabeleireiro para lhe fazer só nessa área um alisamento japonês ou outro serviço do mesmo tipo que ele tenha disponível no salão. O resultado dura meses e é menos uma coisa para se preocupar de manhã.

 

Se tem uns cabelinhos a nascer junto à implantação do cabelo na teste e nas têmporas, daqueles que ficam irritantemente espetados, vaporize um pouco de laca numa escovinha de rímel limpa e penteie-os delicadamente.

Exagerou na quantidade de gel? Vaporize um pouco de água nessa zona para diluir o produto e seque com o secador.

Se aplicar demasiado sérum absorva o excesso com uma toalha.

Ao usar uma espuma de volume, aplique-a mais na zona das raízes, porque é ai que ele vai fazer o seu trabalho de ajudar a “levantar” o cabelo. Depois, seque, levantando bem as raízes com os dados enquanto lhes aponta o secador.

Para desembaraçar o cabelo sem repelões, que não só são dolorosos como agressivos para a fibra capilar, não passe logo o pente pelo cabelo abaixo partir da raiz. Comece pelos dois ou três centímetros das pontas, primeiro com uma escova e depois com um pente. A seguir, suba mais uns centímetros e desembarace-os da mesma forma, e assim sucessivamente.

Antes de aplicar o condicionador ou máscara, mesmo que tenha de os enxaguar a seguir, absorva o excesso de água com uma toalha, se o fios de cabelo estiverem muito molhados, o produto diluí-se e não será tão eficaz.

Para que o seu cabelo esteja sempre limpo e brilhantes, limpe escovas e pentes pelo menos uma vez por semana. Encha o lavatório com água quente e dissolva uma colher de champô de bebé e outra de bicarbonato de sódio. Retire o máximo de cabelos agarrados e mergulhe as escovas e pentes durante 30 minutos. Retire o resto dos cabelos e enxague bem com água fria. Enxague com uma toalha e coloque a secar num recipiente que as mantenha verticais, com os cabelos para baixo.

A não ser que o seu couro cabeludo seja muito seco, ou que na embalagem esteja indicado o contrário, não aplique o condicionador ou a máscara nutritiva no couro cabeludo, mas apenas nos comprimentos e pontas, onde o cabelo precisa realmente deles.

Antes de dormir, escove o couro cabeludo e o cabelo com uma escova de cerdas naturais, em todas as direcções, para o libertar dos poluentes que se foram depositando nele ao longo do dia, oxigenar o couro cabeludo e distribuir o sebo natural pelos frios abaixo, tornando-os mais brilhantes e maleáveis. Seja meiga e não exagere no número de escovadelas: duas ou três para cada lado e em cada zona da cabeça são o suficiente.

Para tirar mais partido dos jeitos naturais do seu cabelo e dar-lhe mais textura, seque-o com o difusor aplicado no secador e vá amachucando o cabelo com a mão à medida que vai secando.

Para transformar a aplicação semanal da máscara num tratamento de nível profissional, aplique-a (só nos meios e pontas ou no cabelo todo, se for muito volumoso, crespo e seco), enrole a zona tratada em folha de alumínio, aqueça-a com o secador a um palmo de distância durante uns cinco minutos e deixe arrefecer completamente antes de enxaguar.

Ao aplicar um sérum de acabamento ou brilho, o segredo para um efeito sedoso e sem aspecto oleoso está na quantidade, deite na palma da mão o equivalente a uma moeda de 20 cêntimos se tem cabelo fino, de 50 cêntimos para cabelo médio e 2 euros para cabelo espesso, esfregue as palmas das duas mãos e passe primeiro nas pontas e depois nos comprimentos.



AVISO:Todos os artigos publicados são puramente informativos e não podem ser confundidos com aconselhamento técnico.